Confira 8 indicações do aparelho de radiofrequência Novo Effect HTM
– Acne Vulgar e Cicatrizes:
A acne é uma é doença inflamatória crônica que acomete a unidade pilossebácea. Sua etiopatogenia está diretamente relacionada à interação de quatro fatores principais, a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas; a hiperqueratinização folicular; a colonização bacteriana do folículo sebáceo; e a liberação de mediadores da inflamação no folículo e derme adjacente.
No estudo de Ruiz Esparza e Gomez (2003), uma melhora significativa foi observada na grande maioria dos pacientes com diminuição da atividade da acne e melhoria na formação de cicatrizes subjacentes. Os resultados da melhora da acne foram estatisticamente comprovados e atribuídos à uma diminuição da atividade da glândula sebácea e consequentemente, uma redução da oleosidade.
A radiofrequência pode ser utilizada no tratamento de inúmeras alterações estéticas que envolvem a pele, pois atua intensamente na camada profunda da pele, poupando a epiderme e remodelando as fibras de colágeno. Essa cadeia de processos provoca o recondicionamento da pele, melhorando a elasticidade da mesma e a força tensora dos tecidos compostos por colágeno, com produção de novas fibras de melhor qualidade, gerando amenização da flacidez e consequente melhora da aparência das cicatrizes da acne.
– Aderências e Fibroses:
Em alguns indivíduos os processos inflamatórios intencionais ou não intencionais podem ser hiper responsivos, aumentando principalmente a atividade do fibroblasto de forma desordenada, produzindo colágeno em excesso e dando origem as aderências cicatriciais e teciduais e as fibroses pós-cirúrgicas. A radiofrequência pode ser utilizada com o objetivo de reduzir a densidade colágena em excesso nesses tecidos.
– Gordura localizada (Adiposidade localizada):
Os adipócitos são células responsáveis por armazenar o conteúdo lipídico como forma de reserva energética ao organismo. As regiões do corpo onde ocorre a hipertrofia (aumento de volume) e/ou hiperplasia (aumento do número de células) dos adipócitos em um indivíduo dentro de seu IMC pode ser chamada de adiposidade localizada. O IMC muito elevado indica a obesidade, não devendo ser tratada como alteração localizada e sim como distúrbio metabólico. A radiofrequência pode ser utilizada com objetivo de aumentar o metabolismo local e assim induzir a região de tratamento a lipólise, disponibilizando parte do conteúdo em forma de energia, que deve ser gasta com algum tipo de exercício físico resistido e aeróbico ou uso de plataforma vibratória.
– Estrias:
Outra possibilidade de uso da Radiofrequência é na tentativa de correção das estrias atróficas, em qualquer estágio. Se considerarmos os fatores desencadeantes das estrias como os efeitos gerados pela radiofrequência, fica clara sua indicação. O tratamento é simples e os resultados podem ser observados no transcorrer das sessões.
É interessante antes da radiofrequência, uma microdermoabrasão. Também se pode intercalar aplicações de microgalvanopuntura, nesse caso o uso da radiofrequência sobre o mesmo local somente deverá ocorrer em pelo menos três dias após esse procedimento.
– Cicatrizes hipertróficas e queloides:
Em alguns indivíduos os processos inflamatórios intencionais ou não intencionais podem ter um caráter hiper proliferativo, aumentando o conteúdo celular e proteico (colágeno), podendo ainda se apresentar de forma extremamente desordenada (queloide). A radiofrequência pode ser utilizada com o objetivo de reduzir a densidade colágena em excesso nesses tecidos.
– Flacidez de pele (Flacidez tissular) e Envelhecimento facial:
O fotodano se reflete em envelhecimento facial. As linhas finas e rugas dinâmicas são as primeiras manifestações; quando o processo continua, tornamse mais profundas e mais estáticas, especialmente ao redor dos olhos, fronte, glabela, mandíbula inferior em ao redor da boca. Como o sistema de apoio diminui mais profundas as linhas irão ficar. Frouxidão das bochechas ocorre mais tarde e tende a ser mais grave em indivíduos dotados de adicional tecido adiposo subcutâneo facial.
O colágeno, que compreende mais de 90% das proteínas totais da pele, torna-se desorganizado. Na pele envelhecida cronologicamente, a atrofia da epiderme é notada, com achatamento da junção dermo-epidérmica, bem como diminuição do número de fibroblastos e níveis de colágeno. Em contraste, a pele envelhecida pela luz pode ser associada a qualquer aumento da espessura da epiderme ou atrofia epidérmica pronunciada. Flacidez do pescoço, facial, corporal ou redundante é uma das principais características do envelhecimento.
A radiofrequência oferece um método não invasivo de tonificação da pele e tecido
mole, causando redução das rugas nasolabiais, da papada e melhora da
definição do ângulo cervicomentoniano, sem que necessite de tempo de
recuperação significativa e sem complicações.
– Celulite (Fibroedema geloide):
O campo electromagnético induz a oscilações de rotação em as moléculas de água. Tais oscilações ultrarrápidas produzem calor, dissipada em seguida ao redor do tecido. As ondas produzidas por este dispositivo são controladas de modo a permitir a penetração de calor para tecidos. Assim, estruturas mais profundas da pele podem ser eficazmente aquecida, resultando na potencial utilidade deste dispositivo para o tratamento do FEG.
O emprego da Radiofrequência terá pelo menos dois objetivos: a resolução da fibrose, a qual caracteriza o aprisionamento dos adipócitos e linfa; e a própria facilitação da drenagem.
– Estética íntima:
Assim como as outras partes do corpo, a região íntima feminina envelhece e sofre alterações decorrentes da idade. A genitália externa perde volume e ganha flacidez, principalmente nos grandes lábios vulvares. Os grandes lábios são dobras formadas por tecido adiposo e conjuntivo, estendendo-se do púbis até o períneo. Externamente são cobertos por pele e pelos. Atualmente há um interesse crescente por intervenções com o objetivo de rejuvenescer a pele de uma forma segura, eficaz e com um mínimo de efeitos
colaterais e/ou adversos.
Os efeitos térmicos da radiofrequência promovem uma contração imediata das fibras de colágeno e posterior neocolanogênese e elastogênese.
A turgescência associada à diminuição das pregas cutâneas dos grandes lábios, a maior produção de fibras elásticas, responsáveis pela elasticidade cutânea e a redução da flacidez tissular dada pelo aumento da produção de fibras colágenas, promovem um melhor aspecto da pele da região.
Indicações das ponteiras:
– Ponteira Corporal Concêntrica (Possui maior concentração do campo eletromagnético, proporciona maior percepção de aquecimento e é indicada para o tratamento de regiões maiores);
– Ponteira Corporal Hexapolar (Com maior área de contato sobre o tecido é indicada para o tratamento de regiões corporais maiores);
– Ponteira Facial Bipolar (Principal característica é a concentração de energia entre seus dois eletrodos. É indicada para aplicações mais precisas);
– Ponteira Facial Tripolar (Concentra o campo eletromagnético entre seus três polos e tem alta percepção de aquecimento, é indicada para o tratamento das regiões de tríceps, bíceps e mamas);
– Ponteira Facial Concêntrica (Possui maior concentração do campo eletromagnético, proporciona maior percepção de aquecimento e é indicada para os tratamento da região frontal, mãos…);
– Ponteira Íntima Concêntrica (É ideal para tratamento de flacidez genital cutânea e gordura localizada em região de Monte Vênus);
– Ponteira Íntima Bipolar (É ideal para tratamento de cicatrizes em região perineal ou suprapúbica).