7 dicas para ter sucesso na área da estética
Você sabia que o ramo da estética é a área que mais cresce?
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 16,5% e da China com 10,3%.
No Brasil a preocupação com a aparência é muito grande e aproveitando disso várias pessoas buscam ingressar na área de estética para trabalhar. Porém, sabemos que para se ter sucesso na área de estética não basta abrir uma sala com equipamentos simples e aguardar que “chovam” clientes te procurando. É preciso encarar o mercado de estética como um negócio que exige além de qualificação profissional e equipamentos de alta tecnologia, uma eficiente administração com estratégia e marketing para atrair clientes.
Abaixo daremos 7 dicas infalíveis para te ajudar no seu crescimento e desenvolvimento na área de estética:
Dica 1:
Mostre o trabalho que você tem desenvolvido na estética e não tenha medo de se promover.
Atualmente as redes sociais são excelentes meios para se promover, lembrando que devemos tomar cuidado com o que postamos, pois assim como as redes sociais te ajudam a se promover positivamente, o contrário também pode acontecer caso faça uma postagem errada.
Gerar conteúdo informativo sobre determinado tipo de tratamento é uma excelente forma de se tornar autoridade no segmento e consequentemente gerar credibilidade para as pessoas.
A Diprofisio buscando sempre auxiliar o crescimento profissional das pessoas que atuam na área de fisioterapia e estética, possui o programa DIPROFISIO + VOCÊ aonde ajudamos o profissional a divulgar seu trabalho através de repostagens em nossas redes sociais de conteúdo publicado pelo próprio profissional. Para usufruir desse programa, o profissional deve apenas marcar @diprofisio em todos os posts ou stories que fizer em seu Instagram.
Dica 2:
Preste um excelente atendimento para seus clientes de estética.
Na conversa com o cliente procure ouvir mais do que falar, pois assim você entenderá quais são os desejos e angústias dele e dessa forma conseguirá oferecer o mais adequado serviço.
O marketing boca a boca é uma das mais poderosas formas de publicidade e esta pode ser usada tanto de forma positiva quanto negativa. Tudo depende de você.
Dica 3:
Comece pequeno, mas pense grande. Seja ousado(a)!
Todo negócio requer um investimento e tendo em vista que o mercado de estética é bem competitivo não adianta pensar em começar investindo em equipamentos simples, pois assim não conseguirá atrair clientes e consequentemente se frustrará.
Um dos principais erros que vejo são pessoas que investem pouco em equipamentos, mas possuem metas de faturar alto na estética. Infelizmente isso é uma ilusão. Caso você não disponha de um grande capital para iniciar na área de estética, o ideal é que invista em pelo menos um equipamento de grande porte, pois assim conseguirá entrar no mercado competindo de igual pra igual com outros profissionais e dessa forma chegar mais próximo da sua meta de faturar alto na estética.
Agora, se você possui capital para investir em mais equipamentos de grande porte é interessante aproveitar esse poder de negociação que tem em mãos para buscar a melhor oferta para pagamento à vista. Vale lembrar que atualmente os investimentos em poupança ou aplicações estão rendendo muito pouco, por isso comprar um equipamento com desconto especial à vista acaba sendo a melhor opção para investir o seu dinheiro.
“Comandar um negócio sem ousadia é como andar em uma bicicleta de rodinhas. Empreendedores que não arriscam ficam firmes na segurança do passado, mas impedidos para sempre de crescer e evoluir.”
Dica 4:
Invista no seu espaço de estética.
Ter clientes na recepção de sua clínica procurando informações sobre os seus serviços é muito bom. E se ele fechar um tratamento é ainda melhor. Para que isso aconteça em um mercado competitivo é necessário que seu cliente encontre em sua clínica mais do que produtos e serviços, portanto ofereça um ambiente de bem-estar, onde ele se sinta acolhido e relaxado. O objetivo é transformar a estada dele numa experiência gratificante que vá além do serviço prestado.
Dica 5:
Invista na sua capacitação.
Trabalhar na área de estética não é simplesmente ter um espaço estruturado com maca, produtos e equipamentos. A área de estética vai muito além disso, exige muito conhecimento. Se você ainda não tem uma formação na área, produre uma instituição de ensino na sua região e capacite-se.
Dica 6:
Ame a sua profissão de esteticista.
Paixão pelo que faz é o segredo do sucesso. Quando você gosta do que faz as pessoas percebem, pois você possui brilho nos olhos. Você fica bem disposta e com energia para fazer o melhor.
Somente com amor você conseguirá atingir aos mais altos níveis de desempenho e conquistar o tão esperado sucesso profissional na estética.
Se você ama a estética, ótimo, siga em frente. Caso contrário, nem inície seu negócio na área, busque aquilo que faz sentido para sua vida e seja feliz.
Dica 7:
Vá em frente e confie na sua capacidade de vencer!
Não tenha medo de iniciar o seu negócio, você só vai saber se vai dar certo se você arriscar. Portanto, se você realmente se identifica com o ramo da estética, possui espírito empreendedor, gosta de lidar com atendimento ao público, vá em frente!