5 benefícios do Marketing de Conteúdo na Estética
1. Melhorar a visibilidade online do profissional
O primeiro aspecto a ser pensado para aprimorar a forma como você é visto é ter uma boa presença online, e isso vem acompanhado de conteúdo qualificado.
Utilizar as redes sociais para compartilhar conteúdos de qualidade e criar conexões com seus pacientes é uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade online do profissional. As redes sociais são canais de comunicação muito eficientes, quando utilizados com estratégia e profissionalismo, afinal os clientes podem utilizar para recomendar os seus serviços.
Uma dica para fortalecer sua presença nas redes sociais é compartilhar fotos dos resultados dos tratamentos, vídeos curtos demonstrando os procedimentos e promover os conteúdos produzidos.
2. Tornar-se referência a partir do Marketing de Conteúdo
Atualmente, pessoas produzindo conteúdo é o que mais se encontra no ambiente digital. Entretanto, apenas as pessoas realmente profissionais conseguem transformar suas marcas em uma referência para o segmento em que atuam. Então, o que significa tornar-se uma referência na internet?
Ser referência em seu nicho significa ser lembrado quando um determinado assunto é colocado em pauta: é como se o mercado associasse o profissional a alguns assuntos específicos, atingindo o público-alvo de forma mais significativa e consistente, e educando-o sobre os assuntos relevantes para o segmento.
Portanto, um profissional que se torna referência transforma-se em um formador de opinião, sendo a sua abordagem seguida por outras pessoas. E esse tipo de relevância, possível com o Marketing de Conteúdo, também faz com que o profissional seja consultado e referenciado para outros formadores de opinião, criando uma rede relevante para consolidação e expansão do profissional.
3. Reduzir os custos de aquisição de clientes
Atuar com uma estratégia de Marketing de Conteúdo proporciona mais eficiência em conquistar clientes e reduzir o custo de aquisição de clientes. A ideia é que os conteúdos prendam o público e sejam tratados como um ativo, fazendo com as pessoas encontrem você. Essa é, mais uma vez, uma forma de atrair os clientes de forma não invasiva.
É possível ainda começar a criar o material internamente, no entanto, após o desenvolvimento do conteúdo básico, é interessante dar o próximo passo e contratar um parceiro especializado em Marketing de Conteúdo para desenvolvimento de uma estratégia sólida.
Por meio do Marketing de Conteúdo é possível atrair a atenção das pessoas e empoderar o leitor, criando canais de comunicação que aprimoram o relacionamento entre o profissional e os potenciais clientes — ações que, em meio à era da tecnologia, tornam-se indispensáveis para conquistar consumidores e reduzir os custos de aquisição de cada novo contato e, também, dos clientes.
4. Influenciar na decisão de compra do serviço do profissional de estética
As novas tendências de consumo e comportamento apontam para uma exigência dos consumidores em conhecer melhor o que estão adquirindo, principalmente em aquisições mais caras. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atender a essas novas demandas do consumidor por informação, influenciando diretamente na decisão de compra de um determinado serviço.
Atualmente, todo o relacionamento com o profissional é construído antes de o cliente fechar um serviço.
A ideia do do Marketing de Conteúdo é que o profissional, a partir da oferta de conteúdos gratuitos e de qualidade, leve informação ao possível cliente, conquistando assim a confiança do mesmo, tornando-o mais propenso a fechar um serviço de estética com o profissional que o auxiliou no processo de descoberta da solução.
5. Otimizar a experiência pós-venda com o Marketing de Conteúdo
No Marketing de Conteúdo o foco não está apenas na aquisição de novos clientes e efetivação da venda — o pós-venda e a fidelização dos clientes também são aspectos cruciais para a estratégia. Mas como preparar conteúdos pós-venda?
O Marketing de Conteúdo proporciona diversas oportunidades de fidelização de clientes. Um conteúdo que mostra, por exemplo, os melhores usos do produto adquirido, dicas de outros consumidores que fizeram a mesma aquisição, dicas de procedimentos que podem ser realizados em casa etc.
O pós-venda, portanto, é o momento de mostrar ao cliente que o profissional continua dando atenção a ele e fazer com que, se precisar de outro serviço semelhante, ele o procure novamente ou indique para amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é uma forma confiável de atingir novos públicos.